28 julho 2009

Passado Presente 4ªParte

Desde quando decidimos que iríamos fazer o filme em stop motion, minha idéia persistente de aprender o ofício de elaborar armaduras para os bonecos pode finalmente libertar-se. Era então a hora de experimentar. Sabia do risco que é usar esqueletos de arame (se o arame quebra-se no meio de uma cena, são várias as consequências. Umas delas é que perde-se a cena inteira, são raras as excessões em que salva-se algum material. A outra é que a parte quebrada tem que ser substituída. Isso significa, no mínimo, mexer na estrutura do boneco, onde há grande chance de se modificar algum elemento).



Por isso optei de cara, por esqueletos ball joint (articulados por esferas de metal). Já tinha uma pequena base de como executá-lo, pois já tinha visto alguns construídos. Pesquisei em todas as fontes on-line possíveis. Fotografias de armaduras da aardman e da produção do filme "o estranho mundo de jack" me ajudaram muito nesse processo.





Comecei então, junto com o Geraldo, a pensar num esqueleto de ball joint simples porém funcional. Trabalhamos muito no protótipo, e finalmente algumas peças começaram a sair.



Sempre há um ponto de partida. Essas peças foram o nosso. A partir daí ficou fácil pensar em adaptações para torná-lo ainda mais funcional e corrigir alguns problemas.

1 Comment:

  1. Fernando Nisio said...
    cara !!!
    Etou na mesma luta !!! quero contruir um esqueleto de ball joint para as minha animações também...mas confesso que é uma taréfa ardua !!!
    Sou estudante de Artes visuais da universidade de Brasília e lhe digo, que o seu esfoço e sua dedicação me deram uma gáz para continuar a minha pesquisa !!
    Parabéns pela iniciativa e sucesso !!!

    Ps: se possivel dá uma olhada em um meus videos no you tube !!
    http://www.youtube.com/watch?v=PmM8WKxKClg

    Abs !

    Fernando Nisio

Post a Comment