29 maio 2009

Passado Presente

Esse é o projeto de graduação, o qual é a razão de ser da habilitação "cinema de animação" dentro do curso de Artes Visuais da UFMG. Os alunos que optam por escolher tal habilitação, ficam três dos quatro anos de curso, preparando o que será nos finalmentes, um curta-metragem. Os professores e orientadores incentivam que as produções não extrapolem 1 min. Mas ai, a gente pensa... 1 min. só? Animadores respondem muito fácil a essa pergunta. Um minuto de animação corresponde a 1440 quadros, tecnicamente. Pensem só... se numa animação ao estilo clássico 2D, os profissionais desenham tudo a mão, quer dizer que pra se fazer um único minuto, há de se fazer 1440 desenhos? Sim, tecnicamente. Há muitas variações. Mas basicamente é isso.
Animação é sempre um processo muito laborioso, que exige sobretudo muita paciência. Há várias etapas que muitas pessoas desconhecem, sendo assim, esse será um espaço para visualizar o quão complexo é se fazer uma animação.

Pois bem, então esqueçam por enquanto a animação clássica 2D. Esse projeto cujo o Título é "Passado Presente", se realizará numa técnica muito plástica, 3D e manual. O Stop Motion. Que também é uma técnica bem antiga, mas que até hoje impressiona muito pelas possibilidades. O stop motion também agrega as novas tecnologias, facilitando o processo de animação, que ainda continua manual (aliás, essa é magia da técnica). Isso pode ser facilmente visualizado em longas-metragem como "Wallace e Gromit e a batalha dos vegetais" da inglesa Aardman, "O estranho mundo de Jack" dirigido por Henry Selick que atualmente lançou "Coraline" que também impressiona pela riqueza de detalhes.

"Passado Presente" vem sendo desenvolvido dentro da habilitação de cinema de animação em parceria com Filipe Carrijo. Desde o início entendemos que cinema não é pra ser feito individualmente. Há sempre grandes equipes por trás de um filme. Por isso juntamos forças nessa longa caminhada.

Nosso filme, como a maioria, começou com uma idéia. Decidimos por expor um elemento do nosso estado, Minas Gerais. O elemento escolhido é um muito presente por aqui, a estação de trem. Além do que o povo mineiro é estereotipado por falar "trem" em substituição a qualquer outra coisa. (o "uai" também é marca registrada). Fechada a idéia inicial, partimos pro roteiro, o qual ficamos por mais ou menos 3 meses, seguindo a disciplina que estávamos frequentando, que era justamente para desenvolvimento de um roteiro. Uma sinopse básica do filme: "Um velho que tem uma ligação muito forte com a estação agora abandonada, se encontra lá sozinho. Recordações do seu passado, começam a fazer parte do seu presente."

Fechado o roteiro, iniciamos o storyboard (etapa essencial de uma animação. Hoje em dia também é muito usado para planejamento de cenas em live action.) o qual eu ilustrei (algumas cenas abaixo). Bom, e eu, vou parando por aqui senão o post ficará gigantesco e ninguém terá saco para ler. Nos próximos, muito mais sobre o filme.



1 Comment:

  1. Anônimo said...
    teste

Post a Comment